sábado, 16 de novembro de 2013


Conheça o Projeto 
 Olhar pro outro 


O projeto Olhar do Outro consolida-se na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a partir de 2011, assumindo um carácter performático e de experimentalismo. Hoje conta com os atores Ana Laura Paiva, Juliano Bohn Gass, Lumilan Noda e Tatiana Duarte no elenco, todos os quatro graduandos em Teatro (UFPEL) e recebendo a direção da Me. Alexandra Gonçalves Dias (Professora do Curso de Dança da UFPEL). O grupo, em sua essência, caracteriza-se por pesquisar as possíveis abordagens multidisciplinares entre cena, cidade, vídeoprojeção e performance. 

Em 2012 o projeto foi aprovado no PROCULTURA de Pelotas, o que viabilizou a produção e estreia do espetáculo teatral Olhar do Outro, realizando 6 apresentações abertas ao público que, não por acaso, ocorreram em frente a um edifício teatral esquecido pelas autoridades locais. 

Em 2013 o espetáculo foi selecionado para participar do 5° Festival de Teatro de Rua de Porto Alegre, juntamente com companhias vindas da França e Espanha e também dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Minas gerais e Rio Grande do Sul. 

Em Olhar do Outro apresentam-se dissolvidas as fronteiras entre as linguagens das do teatro, da performance, do vídeo e das artes visuais. O espetáculo, com duração de 60 minutos, tem como propulsor o texto "A Gaivota" de Anton Tchekhov. Neste trajeto, em que se concebeu o trabalho cênico, navegamos nas profundezas de Nina e Trepliov - figuras foco desta composição - o que nos conduziu a uma inevitável reflexão sobre a condição do artista. Ao expormos nossas próprias questões, nós, atores envolvidos neste trabalho, nos permitimos uma aproximação mais íntima com o texto refletida aqui nas palavras de Tatiana: 

"O lago da Nina é o meu palco e me vejo ali em risco, percebendo outra Nina, a 'minha', que estava escondida e não falava. De repente as coisas se apresentaram de outra forma, o personagem do meu duplo, o berro que se expande para fora." 
Vibrante a atual, a dramaturgia de Tchekhov nos fez retornar aos princípios do processo de trabalho do ator fazendo com que as improvisações gerassem uma composição cênica que abarcasse os desejos, angústias e imagens de sonhos, trazidos pelo grupo. 

A partir disso, o caráter de intervenção na cidade, proposto no início da pesquisa, deu lugar a composição de um espetáculo na rua que, não por acaso, estreou em frente a um teatro abandonado. 

A questão interdisciplinar permanece presente, pois através dela foi possível orquestrar as camadas que tecem esta dramaturgia. Entretanto não se trata da busca por formas novas, mas, como nos ensina Trepliov, trata-se de deixar fluir livremente as intensidades que o próprio processo assim nos apresenta.

Sinopse
Em cena, envolvidos pela atmosfera sensível e simbólica de “A Gaivota” quatro atores passam a revelar suas identificações com os personagens do livro de Tchekhov. Ao exporem suas próprias questões, permitem-se uma aproximação mais íntima com o texto, desta forma, durante a peça há evidentes transições entre atores e personagens. Embora a dramaturgia traga para as cenas questões inerente à atividade do artista e, de certa forma, conduza o público à reflexão do que é ser ou “querer tornar-se” ator, ela ainda apresenta uma relação profunda entre as frustrações dos personagens de “A Gaivota” com as sutilezas emocionais que também fazem parte da realidade e do cotidiano dos atores envolvidos. Em “Olhar do Outro”, simbolicamente sonhos se apresentam através de projeções que revelam o sensível do artista.

Ficha Técnica
Direção: Alexandra Dias
Atores: Ana Laura Barros Paiva, Lumilan Noda, Juliano Bohn Gass e Tatiana Duarte
Dramaturgia: O grupo a partir de “A Gaivota” de Anton Tchekhov, de Rubens Figueiredo e de “Os Filhos de Kennedy” de Robert Patrick.
Concepção e operação de luz: Tatiana Sato
Cenário: Alexandra Dias
Figurino: O grupo e Larissa Martins
Costureira: Larissa Martins
Trilha sonora original e Vídeos: Thiago Rodeghiero



Conheça a Oficina de Leituras Infantis 


O Grupo de Leitura Literária Alfabeta existe desde 2004. É coordenado pela Drª Cristina Rosa e integrado por estudantes de Pedagogia da UFPel além de professoras que se especializaram na arte de ler para crianças. O grupo nasceu do desejo de oferecer formação qualificada a professores da região sul no campo da leitura literária e tem como objetivo a formação do leitor desde a mais tenra idade. Como procedimentos, a  escolha de personagens dos contos encantadores e a leitura de obras, especialmente de escritores e ilustradores brasileiros. 
Na feira do livro, o grupo estará, neste sábado, no Casarão 8, das 16 às 18 horas, lendo para crianças.

Contato: cris@ufpel.tche.br






















Prof.ª Cristina Rosa e 
 
alunas do Curso de Pedagogia Leituras Encantadas no Casarão CASA 8
Espetáculo En Maceta Vicky Cortés


Sinopse: A dança é a de uma mulher mostrando como ela vê as paisagens de realidades interiores, aproximando-se o olhar crítico feminino no sistema patriarcal. É um trabalho de dança-teatro com algumas pincelas de humor.

Sobre o artista ou grupo: Vicky Cortés é uma bailarina, coreógrafa, diretora e professora. Ela dançou em Costa Rica, Nicarágua, México, Colômbia, Peru, República Dominicana, Venezuela, Equador, Alemanha, Suíça, França, Inglaterra, Itália, Estados Unidos e Israel.

O Espetáculo acontece hoje 16/11/2013 às 21h na Casa 8.



41ª FEIRA DO LIVRO DE PELOTAS - PROGRAMAÇÃO 16/11/2013 - Sábado


14h - Visita Guiada UFPel / Núcleo de Patrimônio Cultural / Prof.ª Francisca Michelon Portas abertas à memória: visita guiada às casas históricas da Praça Coronel Pedro Osório - CASA 8

14h- Ação Artística Alice Monsell, Duda Gonçalves e Raul Costa D´Ávila - Dispositivo ambulante para ver, ler, desenhar e escutar  - CASA 2


14h - Encontro Poético - literário - Carolina Clasen - Mediação Patafísica: Encontro Poético Literário - Bibliotheca Pública Pelotense


14h - Oficina Sérgio Alcides (Belo Horizonte) - Como ler poesia -  Bibliotheca Pública Pelotense

15h Teatro UFPel / Prof. Daniel Furtado Performance: Trechos de Contos de Caio 
Fernando Abreu (Texto 3) CASA 8

15h Palestra Juremir Machado da Silva (Porto 
Alegre) Livro: Jango BIBLIOTHECA PÚBLICA PELOTENSE

16h Oficina de Leituras Infantis UFPel / Prof.ª Cristina Rosa e 
alunas do Curso de Pedagogia Leituras Encantadas no Casarão CASA 8

17h Teatro UFPel / Prof. Daniel Furtado Performance: Trechos de Contos de Caio 
Fernando Abreu (Texto 4) - CASA 8

17h Fala Fernanda Gassen Experiência da Publicação: Cidade Jardim CASA 2

19h Show Musical Marcelo Pons Clássicos da MPB TENDA CULTURAL

19h Teatro UFPel / Núcleo de Teatro / Coord. 
Prof. Daniel Furtado 
Confidências (a partir de poemas de Carlos 
Drummond de Andrade) CASA 8

19h Mesa Redonda Mandinga Poesia na mesa BIBLIOTHECA PÚBLICA PELOTENSE

19h Dança UFPel / Curso de Dança / Prof.ª 
Alexandra Dias Performance: Olhar pro outro -  GRANDE HOTEL

20h Literatura no Palco Yoshio Mukai Palestra: Amor e Dedicação a um Ideal  -TENDA CULTURAL

20h Palestra Michel Zózimo Publicações de Artistas - CASA 2

20h30min Debate Prof.ª Maria Luiza Silveira Debate com Aldyr Garcia Schlee, Gustavo 
Espinosa e Damian Gonzáles - CASA 8

21h Sarau Mandinga Sarau com Mandinga, Arte e Literatura - TENDA CULTURAL

21h Dança UFPel / Vicky Cortés En manceta CASA 8

22h Teatro UFPel / Núcleo de Teatro / Coord. 
Prof. Daniel Furtado - 
Uma história (a partir do conto Linda, uma 
história horrível, de Caio Fernando Abreu)  - CASA 8


                                 Sessão de Autógrafos - Torre de Autógrafos



  • Marcelo Vieira Lamas Arrumadinhas -  LIVRARIA MUNDIAL
  • Yoshio Mukai Amor e Dedicação a um Ideal -  SEICHO-NO-IE
  • Martim Cesar Gonçalves Sobre amores e outras utopias  -  MANDINGA
  • Julio Herrlein Harmonia combinatorial - CIA DOS LIVROS